O elevador é o transporte público dos moradores de condomínios, edifícios. Por mais que haja isolamento, eventualmente, as pessoas, saudáveis ou doentes, utilizarão os elevadores. Se você for síndico, deve estar preocupado com a saúde dos moradores do condomínio, principalmente com os mais descuidados, que não ligam para as recomendações de prevenção. Compartilhe essas informações com todos que precisam.
1. Use máscara dentro do elevador.
Já sabemos que a transmissão ocorre através de gotículas de muco e saliva de pessoas contaminadas com o vírus e essas pessoas podem apresentar sintomas ou não. Por isso, a primeira recomendação é usar máscara dentro do elevador, bem como nas áreas comuns do condomínio, para evitar que essas gotículas se espalhem ao falar, tossir ou espirrar.
2. Não utilize o elevador com pessoas de outro apartamento.
A Associação Médica Brasileira recomenda o uso individual do elevador ou com pessoas do mesmo apartamento. Se estiver cheio, espere a próxima viagem ou utilize as escadas se o seu trajeto for curto.
Se não puder esperar a próxima viagem para entrar no elevador e nele já estiverem outras pessoas, não ultrapasse o número de 4 pessoas. Dentro da cabine não é possível manter distância, por isso evite cumprimentar as pessoas, falar ao celular ou conversar com as pessoas durante o trajeto.
3. Dentro do elevador não encoste nas paredes.
Evite o contato com as superfícies que podem estar contaminadas.
4. Promova a desinfecção das áreas comuns com maior frequência.
Botões, botoeiras, painéis, corrimão, portas, dos pavimentos e cabine, precisam ser limpos com um pano e álcool 70°. Nessa concentração o álcool é mais eficiente no combate aos vírus e micro-organismos presentes nas superfícies e não danifica o material do equipamento.
Importante!
Ao realizar a limpeza, não borrife o álcool diretamente nos botões. Utilize um pano umedecido com o produto.
Borrifar o álcool diretamente sobre a botoeira pode danificar os circuitos dos botões, e por se tratar de um produto inflamável pode ocasionar em acidentes.
5. Higienize as mãos depois de tocar nos botões.
Após acionar os botões, seja do pavimento ou da cabine do elevador, é importante higienizar as mãos. Por isso, é recomendado colocar frascos de álcool em gel nos lugares de maior fluxo de pessoas, especialmente nos elevadores.
Algumas pessoas utilizam objetos pontiagudos para acionar os botões, porém essa pratica pode danificar os painéis das botoeiras. Em vez desses objetos, recomendamos a utilização de um lenço descartável.
Depois de utilizar o elevador higienize-se. Não se esqueça de lavar as mãos sempre.
Download da CARTILHA para afixar no elevador.
Fontes:
Commentaires